A Cooperativa Nossa Terra participou de um intercâmbio de negócios entre cooperativas da agricultura familiar no estado do Pará, promovido pela Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e pela Organização das Cooperativas do Estado do Pará (OCB/PA). O evento aconteceu entre os dias 19 e 24 de novembro e teve como objetivo fortalecer as relações entre as cooperativas, compartilhar experiências e boas práticas, conhecer as cadeias produtivas e os mercados locais.
Durante o intercâmbio, os representantes da Nossa Terra visitaram diversas cooperativas que atuam na produção de frutas, castanhas, cacau, açaí, entre outros produtos típicos da região. Eles puderam conhecer de perto os processos de gestão, beneficiamento, certificação e comercialização dessas cooperativas, que têm se destacado no cenário nacional e internacional.
No dia 23 de novembro, a Nossa Terra foi convidada a apresentar sua experiência como painelista e debatedora na Casa do Cooperativismo da OCB/PA. O tema do evento foi as boas práticas e experiências positivas na inserção no mercado e as estratégias de atuação em rede. O evento contou com a presença de dirigentes e lideranças de mais de 10 cooperativas e uma central de cooperativas do Pará, além de técnicos e assessores convidados.
No último dia do intercâmbio, a Nossa Terra teve a oportunidade de realizar uma reunião de negócios com órgãos compradores ligados às Forças Armadas do estado do Pará, onde a cooperativa já tem fornecido regularmente alimentos da agricultura familiar.
O presidente da Nossa Terra, Adelmir Gaiardo, avaliou o intercâmbio como uma grande oportunidade de aprendizado e troca. “Este intercâmbio foi de grande aprendizado pois permite conhecer diversas experiências de cooperativismo e como elas se organizam e atuam, algumas inclusive exportando produtos da agricultura familiar para outros países. Da mesma forma pode-se evidenciar mais uma vez o papel de destaque da Cooperativa Nossa Terra no cenário nacional, como referência de organização da produção e acesso a mercado dos produtos da agricultura familiar. Nosso papel é inspirar outras lideranças e cooperativas e contribuir com o fortalecimento do cooperativismo ligado à agricultura familiar”, declarou Gaiardo.