Projeto Quintais Produtivos transforma a realidade de 25 mulheres rurais no RS com apoio da Cooperativa Nossa Terra

Com o objetivo de fortalecer a organização produtiva das mulheres trabalhadoras rurais da Região Sul do Brasil, o Projeto Quintais Produtivos – Mulheres Rurais tem gerado impacto direto na autonomia econômica e na valorização do trabalho feminino no campo. A ação faz parte do programa “Tecendo Redes, Saberes e Quintais Produtivos”, promovido pelo Governo Federal por meio da Subsecretaria de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Unicafes nacional e suas executoras regionais, como a Unicafes RS e a ADEVINVARU.

No Rio Grande do Sul, a Unicafes RS foi responsável pela implantação, estruturação e ampliação de 13 quintais produtivos, distribuídos em diferentes formatos e arranjos, sempre guiados pelos princípios da agroecologia, do feminismo e da sociobiodiversidade. Já a ADEVINVARU foi beneficiada com 12 kits de equipamentos e materiais do mesmo projeto, totalizando 25 mulheres contempladas nesta fase.

Entre as localidades atendidas, destaca-se o município de Alecrim, que sediou, no dia 15 de abril, a entrega oficial dos kits, em um momento emocionante de reconhecimento ao esforço coletivo.

A Cooperativa Nossa Terra, com sede em Erechim, foi peça-chave na execução do projeto, sendo responsável pela aquisição e logística dos kits entregues. Os equipamentos incluíram caixas d’água, mangueiras de gotejamento, bombas, aspersores, sistemas de captação de chuva e um motocultivador para preparo do solo.

Segundo Kariane Vanessa Gaiardo, responsável pela coordenação do projeto na Unicafes RS, o trabalho já realizado é motivo de orgulho, mas ainda há muito a ser feito:

“Ressalto que ainda há etapas a serem executadas para a conclusão integral das ações previstas. Contudo, em nome de toda a diretoria da Unicafes RS, manifesto desde já nosso reconhecimento e gratidão a todos que contribuíram para os avanços alcançados até aqui. Seguimos firmes em direção à realização completa deste importante trabalho para as mulheres rurais”, declarou.

O Projeto Quintais Produtivos reforça que, com cooperação, solidariedade e compromisso, é possível transformar realidades e construir um campo mais justo, produtivo e inclusivo.