Primeira Edição do Encontro de Jovens da Cooperativa Nossa Terra: Reflexões sobre Identidade e Futuro

No último sábado, 31 de agosto, a Cooperativa Nossa Terra, em parceria com o CAPA, realizou o primeiro encontro de jovens da cooperativa, com o tema “Quem somos enquanto Jovens?”. O evento reuniu mais de 40 jovens, além de dirigentes da cooperativa, alguns pais e acompanhantes.

O encontro também contou com a presença de representantes da Emater Regional, Fernanda Angonese e Cleonir Paris, e do representante da CrediSeara, Ezequiel Giareta. Este evento marca o início de uma jornada organizada desde 2022 por uma comissão de jovens, que já promoveu dois eventos de feira jovem – uma iniciativa anual que visa estimular e valorizar a produção e as vocações dos jovens do campo, com foco na produção orgânica, artesanatos e cultura.

O debate central girou em torno da identidade juvenil e do papel que os jovens podem desempenhar tanto dentro da cooperativa quanto na sociedade em geral. Com a contribuição do Professor Márcio Eduardo Freitas, do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, foram explorados temas como valorização da agricultura familiar, sustentabilidade, cooperativismo e sucessão familiar.

Além dos debates, o encontro trouxe à tona diversas oportunidades para a inclusão dos jovens em áreas como produção, trabalho, cultura e educação, sempre com o apoio e participação ativa da Cooperativa Nossa Terra.

Kariane Gaiardo, coordenadora estadual da Juventude Unicafes no RS, destacou: “A tarde de reflexão mostrou a diversidade de juventudes – no plural – juventudes que não são apenas o futuro, mas o presente! Todo o encontro foi planejado com carinho e dedicação pelo grupo de jovens gestores da Cooperativa Nossa Terra, em conjunto com o CAPA Erechim e a Coordenação Estadual da Juventude Unicafes. A ideia foi trazer não apenas os desafios da vida jovem, mas também sonhos e oportunidades. Momentos como esse são ferramentas fundamentais para a construção de uma maior participação dos jovens nos espaços de decisão, garantindo a longevidade do cooperativismo e da economia solidária.”

Mais uma vez, a Cooperativa Nossa Terra se destaca na capacitação e inclusão de jovens, gerando oportunidades e promovendo a inclusão de todos e todas.