O Dia C do Cooperativismo é uma data especial para celebrar os valores e os princípios do movimento cooperativista. Neste ano, o dia C foi comemorado com um café da manhã no dia 01 de julho de 2023, reunindo as 28 cooperativas que integram o núcleo do cooperativismo do Alto Uruguai. O evento contou com a presença de cerca de 180 pessoas, representando as diversas áreas de atuação das cooperativas.
Além de confraternizar e fortalecer os laços de cooperação, as cooperativas também demonstraram seu compromisso social com a comunidade. Cada cooperativa adotou uma ou mais entidades beneficentes que realizam um trabalho social em prol de famílias carentes, educação de crianças ou pessoas com deficiência ou que necessitam de algum cuidado especial. As cooperativas se comprometeram a apoiar essas entidades durante todo o ano e não apenas no Dia C do Cooperativismo.
O presidente da Cooperativa Nossa Terra, Adelmir Gaiardo, fez a abertura do evento, acolhendo os participantes e destacando a importância e o peso do cooperativismo na região norte do Rio Grande do Sul. Segundo ele, o cooperativismo movimenta a economia e gera emprego e renda para uma grande parcela da população. Ele também pediu aos participantes que colaborassem com a doação de alimentos que seriam distribuídos para as entidades que assistem algumas famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi realizada a doação de mudas de árvores frutíferas e nativas, com o apoio da Emater.
Ao todo, foram arrecadados mais de 100 kg de alimentos e a campanha de arrecadação vai continuar durante todo o mês de julho. As entidades beneficiadas foram a Recriando Vidas, que atende hoje 117 crianças em turnos alternados da escola, e a Aprovi – Associação de Proteção à Vida, que atende a 270 famílias carentes com cestas de alimentos em 22 grupos organizados nos bairros de Erechim. Também foram distribuídas mais de 300 mudas de árvores nativas e frutíferas.
O Dia C do Cooperativismo foi uma oportunidade para as cooperativas mostrarem seu papel social e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da região. Foi também um momento de valorizar a cultura da cooperação e da solidariedade, que são essenciais para a construção de um mundo melhor.
Fotos: Ivo Bonfante
Gostou do conteúdo?
Compartilhe com seus contatos!