O dia 06 de julho, foi marcado pela realização do evento de avaliação e fechamento da Safra de Arroz 21/22, na sede da Coperav em Viamão, no assentamento Novo Horizonte. Na oportunidade aconteceu o lançamento da Safra 22/23.
Estiveram presentes, os membros das Diretorias das Cooperativas Nossa Terra e Coperav, reunidos com o grupo de produtores de arroz, coordenados e orientados pelo projeto criado em 2019, que é conduzido pelas duas cooperativas, através do Setor de Agropecuária e Fomento da Nossa Terra, dirigido pelo coordenador Bernardo Arsego e pelo Engenheiro Agrônomo Edivane Portela, presentes no ato.
Nesta atividade os presentes puderam acompanhar um resgate histórico da criação do assentamento, relatados pelas famílias pioneiras presentes no evento, bem como a introdução e cultivo do arroz orgânico, que é uma das principais atividades agrícolas do grupo de produtores.
O projeto para o cultivo de arroz orgânico safra 22/23, terá um investimento de R$ 1,3 milhões, que beneficiará mais de 40 famílias de produtores de arroz orgânico, e alcançara uma área de aproximadamente 580 hectares, numa produtividade média 95 sacas por hectare, estima-se uma colheita por volta de 50 mil sacas de arroz orgânico.
“Essa parceria entre as cooperativas Nossa Terra e Coperav, veio em um momento delicado, dada as dificuldades na produção e comercialização do arroz, bem como o apoio ou investimento para o plantio, manejo e cultivo do arroz. Estamos crescendo passo a passo, vencendo etapas e quebrando barreiras importantes como, a utilização, aplicação e manejo correto dos insumos, escolha da cultivar correta, ou que melhor se adapta, uso consciente e racional da água e um dos mais importantes, que é o aumento da produtividade, pontos que estavam um pouco esquecidos e que conseguimos recuperar com essa parceria, bem como a confiança e alegria dos produtores em fazer o que mais gostam, que é produzir arroz orgânico”, ressaltou o Engenheiro Agrônomo Edivane Portella, responsável pelas lavouras.
“Estamos engajados e não medindo esforços para que esse projeto avance e cresça de forma gradativa. E um dos diferenciais, é o diálogo aberto e transparente com os produtores, que participam da discussão de todo processo de organização da safra. Isso gera credibilidade, confiança e também faz com que todos se sintam parte e valorizem todos os recursos investidos. A Nossa Terra tem o compromisso com as cooperativas parceiras e também com os produtores, pois acreditamos que cooperando juntos podemos crescer e nos fortalecer”, afirmou Bernardo Arsego, Coordenador Agropecuário e de Fomento da Nossa Terra.
Geração de conteúdo: Ketlin Anibaletto (Departamento de Agropecuária e Fomento Nossa Terra)
Fotos: arquivo
Gostou desse conteúdo? Divulgue para seus contatos!