
A IV Edição do Festival de Primavera da Feira Jovem confirmou mais uma vez seu papel como um espaço vibrante de trocas culturais, fortalecimento da agricultura familiar e valorização da juventude. O evento reuniu 35 bancas e apresentações em um dia repleto de cores, sabores e encontros que reafirmam a potência transformadora da economia solidária.
Com uma programação diversa, o festival contou com:
- 11 bancas de Alimentos e Bebidas, incluindo agroindústrias, panificados, sucos, massas, ovos, chopp artesanal e confeitaria;
- 6 bancas da Agricultura Familiar;
- 7 bancas de Artesanato;
- 7 apresentações culturais de música, dança e teatro com talentos locais;
- 4 iniciativas na Mostra Científica, com participação de UFFS, UERGS, IFRS e CAPA.
A feira também promoveu inclusão e formação cidadã. 75% dos feirantes eram mulheres e 60% jovens, mostrando a força do protagonismo feminino e juvenil no campo e na cidade.
Outro destaque foi a visita das escolas Érico Veríssimo e São Cristóvão. As crianças participaram ativamente e receberam kits com o livro “Cores do Consumo Consciente”, suco integral e barrinha de cereal da Cooperativa Nossa Terra — uma ação que une educação, alimentação saudável e consciência ambiental.
Mais de 100 ecobags agroecológicas foram entregues, recheadas com alimentos produzidos com responsabilidade e afeto. As bolsas foram organizadas por jovens e adquiridas por apoiadores como Cresol Erechim, Cooperativa Nossa Terra e consumidores da comunidade.
A realização do evento foi possível graças a uma rede colaborativa que inclui o Grupo de Jovens Gestores, Cooperativa Nossa Terra, Associação São Domingos, programa CAPA da FLD, UNICAFES RS, Coopervita e o apoio do projeto “Feira Jovem: protagonismo juvenil na promoção da agroecologia e produtos da sociobiodiversidade”, financiado pela Teia da Sociobiodiversidade.
Com articulação, afeto e cooperação, a Feira Jovem segue florescendo e construindo caminhos para um futuro mais justo, solidário e sustentável.
