Juventude cooperativista conquista aprovação em edital com projeto agroecológico e cultural

O grupo de jovens gestores do projeto Feira Jovem, ligado à Cooperativa Nossa Terra, teve seu projeto aprovado no edital da Teia da Sociobiodiversidade, uma iniciativa do Fundo Casa Socioambiental e do Fundo Socioambiental da Caixa, garantindo o financiamento de R$ 91.600,00 para impulsionar ações de juventude e agroecologia.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Associação São Domingos, CAPA (Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia), FLD (Fundação Luterana de Diaconia), UNICAFES RS e Coopervita, é intitulado:
“Feira Jovem: protagonismo juvenil na promoção da agroecologia e produtos da sociobiodiversidade”.

A iniciativa culminará na 4ª edição do Festival de Primavera, uma feira cultural voltada ao público jovem, com música ao vivo, gastronomia local, cervejas artesanais, produtos orgânicos e agroecológicos, além de artesanatos. O objetivo é fortalecer a rede de consumo consciente e ampliar a periodicidade das entregas das caixas agroecológicas.

Com duração de 14 meses, o projeto também desenvolverá mais de 8 oficinas formativas com foco em:

  • Artesanato para comercialização;
  • Legislação e boas práticas para agroindústrias;
  • Uso das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais);
  • Produção de bioinsumos e homeopatia na agricultura;
  • Políticas públicas para juventude do campo;
  • Manejo de Sistemas Agroflorestais (SAFs);
  • Consumo responsável, especialmente junto às escolas locais.

Além de gerar renda, o projeto promove o protagonismo de jovens e mulheres na construção de alternativas sustentáveis, unindo campo e cidade. A aprovação representa não apenas apoio financeiro, mas o reconhecimento da relevância de iniciativas que articulam produção, cultura e participação social.