A aposta da Cooperativa Nossa Terra no plantio do arroz, convencional e orgânico, tem retornado bons e animadores resultados. O projeto de plantio de arroz iniciou em 2020 no município de Viamão/RS e já conta com 20 famílias de produtores associados. O objetivo do projeto do Arroz é garantir o produto para atender a demanda nas chamadas públicas, além de agregar valor ao produtor. A área total é de 701 hectares, sendo 371 ha de arroz orgânico e 330 ha de arroz convencional.
A colheita deste ano ainda não encerrou, mas a expectativa é de que a produtividade da safra seja maior que a do ano passado. A estimativa é de colher entre 16 e 18 mil sacas de arroz orgânico e de 15 a 18 mil sacas de arroz convencional.
“Apesar da cultura de arroz não ter problemas com estiagens, não faltou água, mas com as altas temperaturas do mês de janeiro, houve algumas perdas por esterilidade. Temperaturas acima de 35°C são prejudiciais ao arroz, no período de florescimento, e algumas áreas estavam neste estágio no mês de janeiro, quando enfrentaram por mais de 15 dias as altas temperaturas”, conta Edivane Portela, engenheiro agrônomo da Nossa Terra, que acompanha de perto as lavouras de arroz.
“Nossa expectativa de produtividade da safra de arroz, especialmente as do arroz orgânico, são de uma colheita histórica, comparada aos últimos anos. Isso se dá, principalmente em função da organização, planejamento e acompanhamento técnico, com o engajamento dos produtores, que seguiram à risca todas as recomendações de manejo. Outro ponto importante a se ressaltar, é o aprimoramento e organização administrativa e financeira, por parte da Cooperativa Nossa Terra, com apoio da Cooperativa Coperav, que deram condições e estrutura aos produtores, para que viabilizassem suas lavouras”, afirma o Gerente Agropecuário Bernardo Arsego.
Gostou desse conteúdo?
Então compartilhe com seus contatos.