A Cooperativa Nossa Terra
Cooperativa de Produção
e Consumo Familiar Nossa Terra

HISTÓRICO

A Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra Ltda, foi fundada em 02 de janeiro de 2002, fruto de uma demanda local de comercialização dos produtos oriundos da Agricultura Familiar. Os agricultores associados produziam, mas encontravam dificuldade em comercializar seu produto por um preço justo. A partir desta demanda a cooperativa iniciou uma série de ações, tornando-se referência de comercialização em todo o país.

Atualmente a Cooperativa Nossa Terra possui no seu quadro social mais de 1.000 agricultores familiares, 9 cooperativas associadas e mais de 30 agroindústrias. Sua área de atuação comercial se espalha por todo o território nacional e seu foco principal de comércio são os programas institucionais do Governo Federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros. Também atua com vendas no atacado e varejo, além de organizar feiras locais, onde os agricultores expõem e comercializam seus produtos, direto ao consumidor final, sempre prezando pela qualidade dos produtos e a manutenção do Agricultor Familiar no campo, gerando renda e tendo qualidade de vida.

SISTEMA DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

Quando a produção são produtos In Natura, eles são produzidos diretamente nas propriedades, com adubação orgânica e técnicas de produção que buscar evitar o uso de agroquímicos. Desta maneira preservamos o meio ambiente e a Saúde dos produtores e consumidores.

Quanto aos produtos processados em pequena escala, este é feito diretamente nas agroindústrias, nas propriedades dos agricultores associados. As matérias primas são oriundas da propriedade do associado e transformadas, em instalações devidamente legalizadas e fiscalizadas, pelos órgãos competentes. Desta forma mantém-se um padrão de qualidade focado na produção e industrialização de matéria prima, única e de alta qualidade.

A produção de matéria prima em grande escala, como o leite, suínos, bovinos, trigo, feijão, arroz, mel e outros, sai da propriedade do agricultor e é destinada para indústrias parceiras da Cooperativa, para que seja transformada nos mais diversos produtos. Sempre mantendo um padrão de qualidade elevado devido ao controle de produção de matéria prima nas propriedades rurais. Após a transformação destes produtos, os mesmos são destinados para os mercados consumidores de diversos estados brasileiros.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Atualmente a Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra Ltda, desenvolve trabalhos em todo o território nacional, sendo que a produção das matérias-primas ocorre basicamente nos três estados do Sul e a comercialização em todo país.

Alimentação escolar

A Cooperativa Nossa Terra é referência em comercialização dos produtos da Agricultura Familiar na alimentação escolar nacional. Atua neste ramo deste o início da Lei Normativa e foi a primeira Cooperativa a participar deste programa no país. Disponibiliza mais de 60 tipos de produtos que estão disponíveis para a comercialização. Atualmente atende mais de 300 prefeituras em todo o Brasil.

Fortalecimento da Agricultura Familiar

A Cooperativa Nossa Terra Ltda, contribui para o fortalecimento e a implantação de novas agroindústrias, através da organização da produção e apoio a comercialização. Contribui também na busca por novos mercados consumidores e no desenvolvimento de novos produtos que visam atender a necessidade e a qualidade dos consumidores e também a agregação de valor para os produtores.

Organização de Feiras da Agricultura Familiar

A Cooperativa Nossa Terra tem papel fundamental na busca de canais de comercialização para atender a necessidade dos produtores associados. Em função desta definição, organiza feiras locais, onde os associados expõem e comercializam seus produtos diretamente para o consumidor, gerando desta forma, maior agregação de valor aos produtos e maior satisfação dos consumidores por adquirirem um produto fresco e de alta qualidade. Atualmente são 8 feiras, localizadas em regiões estratégicas do município de Erechim, que envolvem mais 100 famílias que comercializam diariamente seus produtos.